Capacitação de Saúde Bucal

A Pastoral da Criança está sempre em formação contínua, no dia 18 de Setembro de 2009 no convento das Dorotéias- Olinda-PE, aconteceu uma capacitação sobre Saúde bucal. Esta Capacitação tem como objetivo: Reforçar os conhecimentos do Líder voluntário da Pastoral da Criança, quanto à saúde bucal. Prevenir as cáries e doenças da gengiva em gestantes e crianças acompanhadas. Nesta capacitação estiveram presentes todos os Coordenadores Diocesanos de Pernambuco e um Voluntário que repassará para os Líderes em suas Dioceses.
A saúde bucal é importante pois traz mais saúde para o corpo, ajuda mastigar bem para aproveitar melhor os alimentos, boa aparência, falar bem as palavras e conseguir manter-se no emprego.
Dicas de Saúde Bucal do BeBê ao Vovô
* Mamar no peito ao longo do primeiro ano de vida fortalece a boca e os músculos da face do bebê.
* Cuidados com os hábitos nocivos: Mamadeiras, chupetas, sucção de dedo, língua, podem prejudicar o posicionamento dos dentes da criança.
* A cárie de mamadeira pode ser evitada quando não adicionamos açucar ao leite ou suco que damos à criança.
* Os cuidados devem começar desde que nascem os primeiros dentinhos. A escovação é a melhor escolha ( Para Crianças menos de seis anos é importente creme dental sem fluor).
* A criança deve ser estimulada a escovar os dentes sozinha, mas os pais devem fazer a higiene bucal de seus filhos pelo menos uma vez ao dia, até os 7 anos de idade.
* Escove os dentes e a língua diariamente após as refeições e principalmente antes de dormir. É o melhor hábito para evitar a cárie, os problemas da gengiva e o mau hálito.
* Prefira as escovas de cabeça pequena e cerdas macias, devendo ser trocadas sempre que desgastadas.
* Utilize qualquer creme dental. A quantidade necessária é igual ao tamanho de um grão de feijão.
* Complete a escovação usando o fio dental, pois ele irá remover os restos de comida que ficam entre os dentes.
* Tenha uma alimentação balanceada. Prefira os alimentos saudáveis e naturais, dentro da ampla variedade regional que temos.
* Os doces são muito gostosos e não precisamos deixar de comê-los, apenas temos que diminuir a quantidade e a frequência.
* Cuidado! Quem fuma, exagera nas bebidas alcoólicas ou se expõe demais ao sol, sem proteção, corre o risco de ter câncer de boca. Próteses antigas e mal adaptadas também causam risco.
* Faça sempre um auto-exame da sua boca, na frente do espelho. Caso perceba algo diferente, procure um dentista.
* Você tem direito ao exame completo da boca nas unidades de Saúde da Rede Pública.
Espero que estas dicas ajudem para um sorriso melhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Hélio será o pároco de São José do Egito

A arte dos Mosaicos

Inauguração do Museu Diocesano