Capacitação de Saúde Bucal
A Pastoral da Criança está sempre em formação contínua, no dia 18 de Setembro de 2009 no convento das Dorotéias- Olinda-PE, aconteceu uma capacitação sobre Saúde bucal. Esta Capacitação tem como objetivo: Reforçar os conhecimentos do Líder voluntário da Pastoral da Criança, quanto à saúde bucal. Prevenir as cáries e doenças da gengiva em gestantes e crianças acompanhadas. Nesta capacitação estiveram presentes todos os Coordenadores Diocesanos de Pernambuco e um Voluntário que repassará para os Líderes em suas Dioceses.
A saúde bucal é importante pois traz mais saúde para o corpo, ajuda mastigar bem para aproveitar melhor os alimentos, boa aparência, falar bem as palavras e conseguir manter-se no emprego.
Dicas de Saúde Bucal do BeBê ao Vovô
* Mamar no peito ao longo do primeiro ano de vida fortalece a boca e os músculos da face do bebê.* Cuidados com os hábitos nocivos: Mamadeiras, chupetas, sucção de dedo, língua, podem prejudicar o posicionamento dos dentes da criança.
* A cárie de mamadeira pode ser evitada quando não adicionamos açucar ao leite ou suco que damos à criança.
* Os cuidados devem começar desde que nascem os primeiros dentinhos. A escovação é a melhor escolha ( Para Crianças menos de seis anos é importente creme dental sem fluor).
* A criança deve ser estimulada a escovar os dentes sozinha, mas os pais devem fazer a higiene bucal de seus filhos pelo menos uma vez ao dia, até os 7 anos de idade.
* Escove os dentes e a língua diariamente após as refeições e principalmente antes de dormir. É o melhor hábito para evitar a cárie, os problemas da gengiva e o mau hálito.
* Prefira as escovas de cabeça pequena e cerdas macias, devendo ser trocadas sempre que desgastadas.
* Utilize qualquer creme dental. A quantidade necessária é igual ao tamanho de um grão de feijão.
* Complete a escovação usando o fio dental, pois ele irá remover os restos de comida que ficam entre os dentes.
* Tenha uma alimentação balanceada. Prefira os alimentos saudáveis e naturais, dentro da ampla variedade regional que temos.
* Os doces são muito gostosos e não precisamos deixar de comê-los, apenas temos que diminuir a quantidade e a frequência.
* Cuidado! Quem fuma, exagera nas bebidas alcoólicas ou se expõe demais ao sol, sem proteção, corre o risco de ter câncer de boca. Próteses antigas e mal adaptadas também causam risco.
* Faça sempre um auto-exame da sua boca, na frente do espelho. Caso perceba algo diferente, procure um dentista.
* Você tem direito ao exame completo da boca nas unidades de Saúde da Rede Pública.
Espero que estas dicas ajudem para um sorriso melhor!
Comentários
Postar um comentário
Fique à vontade para expressar sua opinião